A maior parte das vezes os nossos estabelecimentos estão em sítios menos concorridos e torna-se mais difícil aparecemos ao público.

À exceção de grandes empresas, os técnicos de frio passam a maior parte do tempo na rua, de um lado para o outro, complicando ainda mais a formulação do marketing e a fixação da marca.

No entanto há maneiras que o podem ajudar a tornar o seu negócio mais visível e conhecido para o seu público alvo. Veja a seguir algumas ideias específicas para empresas de equipamentos hoteleiros mas que pode usar em muitos outros setores:

Passo 1º – Crie um logo.

Tenha um logo que seja facilmente memorizado, visível à distância, que não se confunda com a concorrência e que tenha cores e gráficos que sejam associados ao seu tipo de negócio.

http://www.saiadolugar.com.br/marketing/qual-a-diferenca-entre-marca-logotipo-icone-e-avatar

Passo 2º – Construa um Site

Se um potencial cliente vir uma publicidade sua, irão, antes de vos contactar, ao vosso site obter informações. Por isso deve ter um site com uma apresentação profissional, imagens dos vossos trabalhos ou produtos, cores atrativas, testemunhos dos vossos clientes, informações técnicas dos equipamentos, etc. Não se esqueça, o seu site deve ajudar a que os clientes optem pela sua empresa.

http://www.goodsites.com.br/artigo-10-dicas-para-criar-um-site-de-web.php

Passo 3º – Tenha uma brochura

Uma brochura é uma maneira simples e barata de passar informação. A brochura deve conter informação sobre a sua história, contar a sua experiência e evidenciar as suas competências no mundo da refrigeração. Pode também ter no título o que diferencia da concorrência: preço, rapidez, orçamentação, etc. Depois distribua-a em feiras ou pelos seus clientes.

https://support.office.com/pt-pt/article/Criar-brochuras-que-o-ajudem-a-vender-no-Publisher-53130b0b-e528-4d98-978a-463f4378e74b

Passo 4º – Diga a Toda a Gente

Guarde todos os emails e números de telefone que consiga e, de vez em quando, envie um email, uma newsletter ou uma SMS para os seus contactos a lembrar que a sua empresa existe e o que faz. Nesses envios coloque também um link para o seu site. Provavelmente os seus amigos ou clientes conhecerão alguém que precise dos seus serviços. Dê um desconto a quem trouxer um amigo.

Envie newsletters facilmente aqui www.mailchimp.com

Passo 5º – Espalhe o seu logo

Coloque o seu logo, e se possível os seus contactos, na sua carrinha de serviço, nos cartões, nas cartas, no vestuário, na caixa de ferramentas, na sua loja, nos equipamentos que vende, em tudo que seja visível para o potencial cliente. Quanto mais vezes virem o seu logo mais facilmente se recordarão e melhor será a perceção que têm da sua empresa.

Passo 6 – “Pimp Your Car”

 Com certeza que você precisa de um veículo. Se o tem não o use apenas para as suas deslocações. Faça com que seja o seu maior meio de publicidade. Ponho o seu logo, contactos, site, cores e imagens. Tudo que possa chamar a atenção.

Passo 7 – Não Fique à Espera

 Não fique à espera que os clientes cheguem. Aproveitem as vossas viagens para distribuir as vossas brochuras nos cafés e restaurantes que encontrem. Peçam aos seus clientes para espalharem a palavra. A ação traz sempre mais respostas que a passividade.

Saiba mais em http://negociosemdetalhe.com.br/atrair-mais-clientes/

Passo 8 – Publicite

 Depois de ter passado pelos passos anteriores pode começar a fazer publicidade. Os jornais, revistas e rádios locais podem ser caros e não propriamente direccionados para o seu público-alvo. Mas a internet pode ser uma boa opção já que pode escolher quando, em que cidades, e com que palavras-chave o seu anúncio pode aparecer.

Saiba mais em https://www.google.com/adwords/how-it-works

Passo 9 – Faça Relações Públicas

 Assim que começar a ganhar alguma reputação pode começar a chegar-se mais próximo da sua comunidade. Ajudar instituições de caridade como lares de idoso ou de apoio a crianças pode torna a sua empresa mais conhecida além do único sentimento de gratidão que irá obter.

Saiba mais em http://hbrbr.com.br/seu-patrocinio-tambem-precisa-de-estrategia

Step 10 – Segure Boas Parcerias

Se conseguir bons clientes com várias lojas faça tudo para os segurar. Se conseguir fazer contratos de manutenção e fornecimento com estes poderá ganhar muito reconhecimento.

Nunca se esqueça que a manutenção dos clientes só depende de uma coisa: a qualidade do serviço. A rapidez e a satisfação dos clientes são também fundamentais para dar início a uma coisa chamada passa-palavra. E os consumidores acreditam sempre mais num bom amigo.

Duarte Cardoso

2015

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